Bem para primeira "lição" vou falar da "anatomia" da guitarra, ou por outras palavras, das partes que a constituem.


Uma guitarra, seja acústica ou elétrica, é constituida por 2 partes distintas: O braço, e o corpo.
O braço é constituído por duas partes de madeira que estão coladas sendo a parte posterior a escala onde colocamos os dedos para tocar, estando a outra parte encaixada no corpo, e headstock, que é onde estão as tarraxanas ou tuners em que as cordas serão postas e poderão ser afinadas.
O corpo pode ser maciço, semi-maciço, ou acustico.
Os dois primeiros são utilizados em guitarras elétricas, e o 3º em guitarras acúscticas ou electro-acústicas.
Focando agora no corpo de guitarras elétricas, poderão ser encontradas várias coisas nele: Os "Pick-ups", a ponte, o selector de "pick-ups", e os knobs de volume e tom.
A Ponte é uma a parte normalmente de metal que serve para prender e sustentar as cordas que estão também presas à outra extremidade no headstock.
Os pick-ups são as peças que estão no centro do corpo logo a seguir a zona em que o braço se liga ao corpo e têm as cordas por cima. Podem ser 1, 2, ou mesmo 3 dependendo da guitarra, e o que vão fazer é captar o som que vem das cordas magnéticamente, enviando depois o som para o amplificador de guitarra.
Existem dois tipos de pick-ups: o Hambucker, e o Single-coil. O 1º terá um som mais encorpado e forte mas com menos definição, já o segundo será menos forte mas terá mais definição.
Sem comentários:
Enviar um comentário