quinta-feira, 10 de junho de 2010

Como escolher um amplificador

Boas hoje venho falar de amplificadores de guitarra e de como escolher um.
Antes de mais há que ver sempre o estilo de música que pretedemos tocar, mas será também importante que o amplificador seja versátil e dê para tocar outros estilos.
Após isso temos que ver se o amplificador vai servir para apenas tocar em casa, ou se é também para tocar em bares, pois isso vai influenciarna escolha da potência do amp., sendo que caso seja só para uso doméstico 15 Watts será uma boa potência para o efeito.
Após isso teremos de escolher se queremos um amplificador valvulado (por norma mais caros, mas com maior qualidade de som), ou um amplificador transistorado (mais baratos mas com uma qualidade de som muito inferior, e também se queremos um combo ou o cabeçote e coluna em separado, sendo que o 2º possibilita diferentes combinações entre colunas e cabeçotes.
Para acabar, será importante ver que efeitos o amp. tem (delay, reverb), bem como se tem fx loop.

Cumps

terça-feira, 8 de junho de 2010

Dicas para comprar guitarras

Boas hoje venho aqui dar uma dica para o pessoal que está a comecar e tenciona comprar uma guitarra eletrica mas que se sente perdido no meio de tanta escolha.
Para começar há que pensar primeiro no estilo de musica que se tenciona tocar mais vezes porque determinadas guitarras adequam-se melhor a determinados estilos, como por exemplo as stratocaster (limpos, blues) ou as les paul (rock, hard rock).
Para quem procura tocar metal, hard rock, rock guitarras com pickups tipo hambucker serão melhores escolhas, para quem procura tocar músicas sem distorção e blues, guitarras com pickups single coil serão melhores.
Depois há dois outros pormenores por onde escolher, que são a quantidade de frets, e o tipo de ponte que se procura:Ponte fixa, ou tremolo.
Certifiquem-se que a guitarra tem truss rod pois isso vai permitir que a guitarra tenha melhor afinação e dure mais,e, para acabar, 3 pormaiores: não caiam no erro de ir só pelo nome da marca pois há grandes guitarras por baixos preços,

Não comprem guitarras extremamente baratas(70-130 euros) pois mais vale esperar mais um pouco e ter um instrumento de maior qualidade, e, vejam sempre em que estado está a guitarra.

Cumps

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Fazer um home studio 2

Boas, hoje volto a abordar os home studios, e vou-me focar nos sequencers e vst's.
Os sequencers são programas onde "tudo se vai passar", pois é ali que vão estar as faixas individuais de cada instrumento, e onde nós iremos fazer toda a mixagem. De uma forma geral os sequencer vão permitir a gestão das faixas individuais de cada projecto de música (a bateria, ou a guitarra, ou voz, entre outras), e vai permitir o uso de plugins como os equalizadores ou compressores, e vsts como o amplitube 3 ou Vintage Amp Room para modificarmos o som inicial, permitindo também o uso de Midi e programas deste tipo.
Existem para todos os preços e entre os mais consagrados encontram-se a série Cubase, Pro Tools, Sonar, Logic Studio, ou Ableton.
Cumps

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Acordes

Boas hoje, mais do que ir abordar teoria vou falar de algo que para quem está agora a comecar a tocar interessa muito: Acordes.

Quando estamos a comecar queremos é praticar e portanto vou por desenhos dos acordes normalmente mais usados.



Ao sabererm fazer estes acordes conseguirão facilmente aprender a grande maioria das músicas mais conhecidas, que são baseadas nos mesmos.
Quando estiverem a praticar podem fazer experiencias como tocar este acordes com diferentes combinações.
Por exemplo: A-A-C-D e repetirem esta progressão, ou po exemplo E-E-G-A.
Estas comnbinações são das mais usadas em todos os etilos de música.

Bons "treinos".

Cumps

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Fazer um home studio



Boas, hoje comecar uma serie de artigos sobre como fazer um estudio na própria casa.
Para comecar vou falar do Computador,e, para se fazer um Home studio será importante um computador adequado para esse efeito, sendo importante ter uma boa capacidade de memoria RAM bem como uma placa de som adequada para gravação, não sendo precisas placas gráficas de grande qualidade ou placas de som preparadas para a reprodução do som (as que normalmente vêm integradas nos Pcs vendidos nas grandes superficies).
Mas, para podermos gravar, o computador ,por si só ,não chega, e é preciso um modo de que o som vá para o computador com qualidade, e aí entram as interfaces.
As interfaces são aparelhos onde vamos ligar as guitarras, baixos, ou microfones, para que o audio seja convertido para digital e possa ser então gravado no computador através do uso de um programa sequencer (cubase,ou pro tools, por exemplo). Certas interfaces possuem também uma ligação para midi, para que se possa utilizar teclados com essa função,mas para já não vou entrar a fundo nesse tema.




















Cumps

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Softube Metal e Vintage Amp Room

Hoje volto a focar-me em simuladores de amplificação, em 2 em especial: O metal Amp Room e o Vintage Amp Room da Softube. São dois productos de grande qualidade, bastante simples pois ao contrário de softwares como o Amplitube 3 apenas simulam os amplificadores, mas que permitem uma grande qualidade de som.
O primeiro é obviamente virado para o metal,superando uma lacuna comum nos softwares deste tipo, que é a simulação de amplificadores de high gain. Temos a opção de utilizar um pré amplificador com dois canais bastante baseados no Engl Power ball, com um de dois speakers: Metal (Engl E 412 V 4x12)e Black (Marshall 4x12).
O Vintage Amp Room está virado para a simulação de amplificadores mais vintage tendo a opão de utilizar 3 amps: White (Marshall JCM800), brown (Fender Twin Reverb), e Green (vox Ac 30).
Ambos os programas são muito bons e por isso deixo abaixo um vídeo de cada para poderem ver.





Cumps

Afinação

Boas, vou falar de como afinar uma guitarra.
O modo de afinação mais utilizado é este abaixo:

1ª corda = Mi (E)
2ª corda = Si (B)
3ª corda = Sol (G)
4ª corda = Ré (D)
5ª corda = Lá (A)
6ª corda = Mi (E)

Bandas como guns n' roses ou Jimmy Hendrix frequentemente utilizavam um afinação de meio tom abaixo :

1ª corda = Mi bemol (Eb)
2ª corda = Si bemol (Bb)
3ª corda = Sol bemol (Gb)
4ª corda = Ré bemol (Db)
5ª corda = Lá bemol (Ab)
6ª corda = Mi bemol (Eb)

Deixo aqui um video que explica muito bem o modo de afinar uma guitarra, e também o link para um site que vos facilitará imenso a vida ao afinar dando-vos os sons das cordas para que vocês afinem as cordas da vossa guitarra de acordo com o que estão a ouvir.



http://www.get-tuned.com/guitar_tuner.php

Cumps

quarta-feira, 26 de maio de 2010

John Butler Trio

Boas, hoje vou-vos apresentar um músico que aprecio muito e que também influenciou muito a minha forma de tocar guitarra, o nome dele é John Butler e tem uma banda chamada John Butler Trio.
Pessoalmente acho-o um músico unico pela forma como junta estilos diferentes de música como reggae, hiphop, bluegrass, entre outros, no seu próprio estilo. Os seus líricos abrangem temas desde a aréa politica, passando também pelo meio ambiente, entre outros temas.
Lançou April Uprising a 26 de março deste ano, e vem actuar no SuperBock SuperRock 2o10 a 18 de julho.







Cumps

sábado, 22 de maio de 2010

Guitarra - Anatomia

Bem para primeira "lição" vou falar da "anatomia" da guitarra, ou por outras palavras, das partes que a constituem.








Uma guitarra, seja acústica ou elétrica, é constituida por 2 partes distintas: O braço, e o corpo.
O braço é constituído por duas partes de madeira que estão coladas sendo a parte posterior a escala onde colocamos os dedos para tocar, estando a outra parte encaixada no corpo, e headstock, que é onde estão as tarraxanas ou tuners em que as cordas serão postas e poderão ser afinadas.
O corpo pode ser maciço, semi-maciço, ou acustico.
Os dois primeiros são utilizados em guitarras elétricas, e o 3º em guitarras acúscticas ou electro-acústicas.
Focando agora no corpo de guitarras elétricas, poderão ser encontradas várias coisas nele: Os "Pick-ups", a ponte, o selector de "pick-ups", e os knobs de volume e tom.
A Ponte é uma a parte normalmente de metal que serve para prender e sustentar as cordas que estão também presas à outra extremidade no headstock.
Os pick-ups são as peças que estão no centro do corpo logo a seguir a zona em que o braço se liga ao corpo e têm as cordas por cima. Podem ser 1, 2, ou mesmo 3 dependendo da guitarra, e o que vão fazer é captar o som que vem das cordas magnéticamente, enviando depois o som para o amplificador de guitarra.
Existem dois tipos de pick-ups: o Hambucker, e o Single-coil. O 1º terá um som mais encorpado e forte mas com menos definição, já o segundo será menos forte mas terá mais definição.

Davy Knowles & Back Door Slam

Bem hoje venho aqui falar de um guitarrista que aprecio muito e que não é muito conhecido aqui em portugal, o Davy Knowles.
O seu estilo anda à volta dos blues e blues rock e apesar da sua idade (23 anos) mostra uma capacidade na guitarra fora do normal para a idade bem como uma voz que não parece vir de um rapaz da sua idade.
Abaixo deixo dois videos para poderem ver:






Cumps

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Joe Bonamassa

Este Guitarrista será provavelmente a nova grande estrela a nível dos blues, tendo aos 32 anos já uma carreira profissional de 20 e uma serie de cds lançados.
Igualmente capaz em guitarra eléctrica como em acústica demonstra uma sonoridade um pouco mais moderna dentro do estilo, mantendo-se no entanto fiel às raízes dos blues.
Ficam aqui 2 músicas dele para ouvirem:






Cumps para todos.

Amplitube 3

Bem hoje venho aqui falar de amplificadores, ou melhor, de um simulador de amplificadores: O Amplitube 3.
Apesar de não ser um grande fã de simulação digital de amplificadores, a qualidade deste em especial faz com que se coloque a hipótese de uma utilização mais séria deste software, especialmente da parte de quem não tem meios de gastar dezenas de milhares de euros em vários amplificadores valvulados.
Entre os amplificadores que simula destacam-se os Marshal JCM 800, 900 e 1959 JTM 100, Fender Bassman, Tweed, Vox ac30, Orange 120, e Mesa/Boogie Mark III, entre outros.





Cumps para todos.

domingo, 16 de maio de 2010

MattRach

Bem, como 1º post efectivo vou começar por expor aqui um guitarrista que apesar de novo em idade mostra (na minha opinião claro) já muita musicalidade, sendo o nome dele MattRach.
Ele é um rapaz francês de 18 anos mas que já se tem destacado no youtube desde os seus 16, com as suas 38 musicas originais, e estando para lançar o seu 1º cd de originais com a sua banda a 25 deste mês.
Deixo aqui 3 vídeos dele:








Aberto

Olá pessoal, sou o Tiago e como adoro guitarras, musica e tudo o que está relacionado com as mesmas resolvi abrir este blog para poder postar aqui curiosidades, aulas e dicas, enfim, um pouco de tudo o que esteja relacionado com o tema.

Cumps para todos