quinta-feira, 10 de junho de 2010

Como escolher um amplificador

Boas hoje venho falar de amplificadores de guitarra e de como escolher um.
Antes de mais há que ver sempre o estilo de música que pretedemos tocar, mas será também importante que o amplificador seja versátil e dê para tocar outros estilos.
Após isso temos que ver se o amplificador vai servir para apenas tocar em casa, ou se é também para tocar em bares, pois isso vai influenciarna escolha da potência do amp., sendo que caso seja só para uso doméstico 15 Watts será uma boa potência para o efeito.
Após isso teremos de escolher se queremos um amplificador valvulado (por norma mais caros, mas com maior qualidade de som), ou um amplificador transistorado (mais baratos mas com uma qualidade de som muito inferior, e também se queremos um combo ou o cabeçote e coluna em separado, sendo que o 2º possibilita diferentes combinações entre colunas e cabeçotes.
Para acabar, será importante ver que efeitos o amp. tem (delay, reverb), bem como se tem fx loop.

Cumps

terça-feira, 8 de junho de 2010

Dicas para comprar guitarras

Boas hoje venho aqui dar uma dica para o pessoal que está a comecar e tenciona comprar uma guitarra eletrica mas que se sente perdido no meio de tanta escolha.
Para começar há que pensar primeiro no estilo de musica que se tenciona tocar mais vezes porque determinadas guitarras adequam-se melhor a determinados estilos, como por exemplo as stratocaster (limpos, blues) ou as les paul (rock, hard rock).
Para quem procura tocar metal, hard rock, rock guitarras com pickups tipo hambucker serão melhores escolhas, para quem procura tocar músicas sem distorção e blues, guitarras com pickups single coil serão melhores.
Depois há dois outros pormenores por onde escolher, que são a quantidade de frets, e o tipo de ponte que se procura:Ponte fixa, ou tremolo.
Certifiquem-se que a guitarra tem truss rod pois isso vai permitir que a guitarra tenha melhor afinação e dure mais,e, para acabar, 3 pormaiores: não caiam no erro de ir só pelo nome da marca pois há grandes guitarras por baixos preços,

Não comprem guitarras extremamente baratas(70-130 euros) pois mais vale esperar mais um pouco e ter um instrumento de maior qualidade, e, vejam sempre em que estado está a guitarra.

Cumps

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Fazer um home studio 2

Boas, hoje volto a abordar os home studios, e vou-me focar nos sequencers e vst's.
Os sequencers são programas onde "tudo se vai passar", pois é ali que vão estar as faixas individuais de cada instrumento, e onde nós iremos fazer toda a mixagem. De uma forma geral os sequencer vão permitir a gestão das faixas individuais de cada projecto de música (a bateria, ou a guitarra, ou voz, entre outras), e vai permitir o uso de plugins como os equalizadores ou compressores, e vsts como o amplitube 3 ou Vintage Amp Room para modificarmos o som inicial, permitindo também o uso de Midi e programas deste tipo.
Existem para todos os preços e entre os mais consagrados encontram-se a série Cubase, Pro Tools, Sonar, Logic Studio, ou Ableton.
Cumps

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Acordes

Boas hoje, mais do que ir abordar teoria vou falar de algo que para quem está agora a comecar a tocar interessa muito: Acordes.

Quando estamos a comecar queremos é praticar e portanto vou por desenhos dos acordes normalmente mais usados.



Ao sabererm fazer estes acordes conseguirão facilmente aprender a grande maioria das músicas mais conhecidas, que são baseadas nos mesmos.
Quando estiverem a praticar podem fazer experiencias como tocar este acordes com diferentes combinações.
Por exemplo: A-A-C-D e repetirem esta progressão, ou po exemplo E-E-G-A.
Estas comnbinações são das mais usadas em todos os etilos de música.

Bons "treinos".

Cumps